Bibliographies: 'Variedades de contato' – Grafiati (2024)

  • Bibliography
  • Subscribe
  • News
  • Referencing guides Blog Automated transliteration Relevant bibliographies by topics

Log in

Українська Français Italiano Español Polski Português Deutsch

We are proudly a Ukrainian website. Our country was attacked by Russian Armed Forces on Feb. 24, 2022.
You can support the Ukrainian Army by following the link: https://u24.gov.ua/. Even the smallest donation is hugely appreciated!

Relevant bibliographies by topics / Variedades de contato

Contents

  1. Journal articles
  2. Dissertations / Theses
  3. Books
  4. Book chapters
  5. Conference papers
  6. Reports

Author: Grafiati

Published: 4 June 2021

Last updated: 17 February 2022

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Variedades de contato.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Variedades de contato"

1

Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza, Nathany Dias de Araújo, and Alban Aminou Zossou. "LÍNGUAS EM CONTATO NO BRASIL CENTRAL: PARTICIPAÇÃO DA “MULTIDÃO SEM VOZ” NA FORMAÇÃO DO PORTUGUÊS DO CICLO DO OURO." Web Revista SOCIODIALETO 11, no.33 (June17, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.356.

Full text

Abstract:

Este artigo contempla a questão do contato linguístico e das línguas em contato no cenário de formação e expansão do Português Brasileiro (PB), dando continuidade a uma agenda de trabalhos sobre o tema no âmbito do grupo de pesquisa ALEA (Associação da Linguistica, Educação e Antropologia nos Estudos do Contato Linguístico e Grupos Sociais na África, Europa e Américas). Nele, focalizaremos aspectos das línguas e variedades em contato na diacronia oitocentista para destacar as contribuições sociohistóricas e estruturais da “multidão sem voz” de africanos e afrodescendentes que colaboraram na formação e difusão do PB, no Brasil Central, durante o período da economia brasileira denominado ciclo do ouro. Nosso objetivo é reunir elementos de uma das línguas africanas que contribuíram na gênese do PB nesse período, a Língua Fon ou Fongbé (LFB) do Benin, e de variedades linguísticas brasileiras – Variedade Mato-Grossense (VMT) e Variedades Kalungas de Goiás (VKG) – para somar argumentos em torno da questão da semicrioulização do Português Brasileiro. Em específico, trataremos (1) do panorama sócio-histórico e demográfico dessas formações linguísticas e (2) de aspectos fonético-fonológicos que as aproximam no cenário brasileiro. As referências básicas, entre outros, são Mattos e Silva (2002; 2004), Pessoa de Castro (1983; 2009), Holm (1992; 2011), Baxter e Lucchesi (1997), Petter (2005; 2011), Souza (1999), Araújo (2017) e Zossou (2020).

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Toranzos, Romina, and Dircel Kailer. "EL ESPAÑOL DE LA PATAGONIA: UNA PROPUESTA DE ATLAS LINGÜÍSTICO DE TIERRA DEL FUEGO (ARG) | O ESPANHOL DA PATAGÔNIA: UMA PROPOSTA DE ATLAS LINGUÍSTICO DA TERRA DO FOGO (ARG)." Estudos Linguísticos e Literários, no.63 (October3, 2019): 353. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i63.33780.

Full text

Abstract:

<p><strong>Resumen:</strong> Enmarcado en los estudios dialectológicos (ALVAR, 1996) nuestro trabajo expondrá aspectos del Atlas de pequeño dominio de Tierra del Fuego (Arg.). Sus objetivos son: i) revisar descripciones generales para el área de estudio, asociadas a la variedad de la Patagonia, ii) explorar factores extralingüísticos que puedan influir para una variedad con rasgos propios. Para ello, repasaremos los estudios dialectológicos y sociolingüísticos en Argentina y los aspectos sociohistóricos de la provincia, con fuertes procesos migratorios. Los resultados destacan, además de rasgos asociados al español de Chile, el contacto con otras variedades, lenguas indígenas y europeas, lo que nos llevará a pensar en las ventajas de adoptar los lineamientos de la Geolingüística Pluridimensional (THUN, 1996).</p><div class="page" title="Page 2"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Resumo: </span><span>Embasado em estudos dialetológicos (ALVAR, 1996), nosso trabalho expõe aspectos do Atlas de pequeno domínio da Terra do Fogo (Arg.). Seus objetivos são: i) revisar as descrições gerais para a área de estudo, associadas à variedade da Patagônia, ii) explorar fatores extralinguísticos que podem influenciar uma variedade com características próprias. Para tanto, revisamos estudos dialetológicos e sociolinguísticos na Argentina e os aspectos sócio-históricos da província, com fortes processos migratórios. Os resultados destacam, além das características associadas à variedade do Chile, o contato com outras variedades, línguas indígenas e europeias, o que nos leva a pensar nas vantagens de adotar os parâmetros da Geolinguística Pluridimensional (THUN, 1996). </span></p><p><span>Palavras-chave</span><span>: Atlas Linguístico; Terra do Fogo; Geolinguística Pluridimensional; Espanhol, Patagônia. </span></p></div></div></div>

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Bürk, Sarah, Vicente Álvarez Vives, and Virginia Sita Farias. "Apresentação - volume 7, número 1." LaborHistórico 7, no.1 (April30, 2021): 10–23. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v7i1.44093.

Full text

Abstract:

LaborHistórico - Volume 7, número 1 (Línguas e Variedades em contato no âmbito românico).Este número traz oito artigos no Dossiê Temático "Línguas e Variedades em contato no âmbito românico". O número conta, também, com dois artigos na seção Varia, quatro trabalhos na seção Fontes Primárias e um trabalho de Popularização do Conhecimento.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Veríssimo, Victor. "O SUJEITO NULO EM DUAS VARIEDADES AFRICANAS DO PORTUGUÊS." Letras Escreve 7, no.2 (May10, 2018): 117. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2017v7n2.p117-133.

Full text

Abstract:

Assumindo o conceito de parâmetro do sujeito nulo e utilizando ferramentas metodológicas da sociolinguística laboviana, o presente trabalho teve como objetivo a caracterização e análise da expressão do sujeito no português falado em Moçambique e Angola. Os resultados apontaram para algumas similaridades das mudanças que a sintaxe do sujeito passou e tem passado no português falado nos dois países, indo desde uma maior tendência aos sujeitos pronominais, até a convergência de alguns fatores que ainda favorecem à ocorrência de sujeitos nulos. Por mais que o contato com as línguas banto não seja a única explicação para mudanças ocorridas na sintaxe do português, não se pode negar que o fato de que as mesmas áreas da gramática terem sido “perturbadas” demonstra a relevância do contato na formação das variedades africanas da língua portuguesa, o que também poderia estar ligado à configuração atual da sintaxe do sujeito também na variedade brasileira da língua portuguesa. O presente artigo revela dados que podem conectar as mudanças ocorridas ou em curso nas variedades moçambicana e angolana da língua portuguesa.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Sanches, Romario Duarte. "DIALETOLOGIA CONTATUAL: VARIAÇÃO LEXICAL DO PORTUGUÊS E DO KHEUÓL NA ÁREA INDÍGENA DOS KARIPUNA DO AMAPÁ." Caderno de Letras, no.36 (May12, 2020): 293–309. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17319.

Full text

Abstract:

A região do Oiapoque, localizada no extremo norte do Estado do Amapá, é conhecida historicamente por agregar diferentes povos indígenas e não indígenas, caracterizando-se como uma área plurilíngue e pluriétnica. Tendo em vista essa situação, o objetivo principal desse estudo é mostrar a configuração da variação lexical do Português e do Kheuól, variedades faladas por indígenas da etnia Karipuna do Amapá. Como suporte teórico-metodológico utilizou-se o modelo de Dialetologia Pluridimensional e Contatual (ALTENHOFEN; THUN, 2016), que busca controlar variáveis linguísticas e extralinguísticas. A pesquisa contou com a seleção de 36 informantes distribuídos em nove aldeias da etnia Karipuna. Para cada localidade foram entrevistados quatro informantes indígenas bilíngues. Os resultados apontaram para a interinfluência das variedades estudadas e a forte presença do léxico português amazônico como variedade dominante na área indígena dos Karipuna do Amapá.Palavras-chave: Dialetologia; contato linguístico; bilinguismo.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Gorovitz, Sabine, and Leonardo Martins Lopes. "MUDANÇAS LINGUÍSTICAS, VARIEDADES APROXIMATIVAS E TRADUÇÃO." Belas Infiéis 5, no.2 (December2, 2016): 45–58. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v5.n2.2016.11387.

Full text

Abstract:

Das demandas midiáticas e comunicativas em um contexto globalizado surge a necessidade do uso de empréstimos linguísticos, tanto para fins de interação como de entretenimento. O uso de variedades aproximativas faz com que as línguas, diacronicamente, sofram modificações tanto na sua organização sintática quanto no léxico e em seu valor semântico, em especial na produção de neologismos incorporados à língua. Assim, a sociolinguística busca entender como as línguas se alteram, por meio de processos recorrentes e cíclicos de influência mutuas que podem ocorrer diacronicamente e sincronicamente, conforme a produção dos falantes. Com efeito, as diversas incidências causadas por constantes contatos de línguas fazem surgir novas criações linguísticas, que se propagam conforme a necessidade de uso, substituindo por vezes terminologias e expressões anteriores. Resultam em uma influência direta cujo eco é observado em processos gramaticais posteriores, desdobramentos das modificações introduzidas. Os falantes determinam quais mudanças serão consolidadas e, ao longo das gerações, tratam os neologismos como já pertencentes à língua, num fenômeno de ampliação lexical. Ao estabelecer uma conexão entre os estudos sociolinguísticos desenvolvidos por Calvet (2002), Faraco (2004), Labov (2008) e Bortoni-Ricardo (2014) acerca dos pidgins, das línguas crioulas e das possíveis mudanças linguísticas que possam ocorrer dentro de um contexto comunicativo de duas ou mais línguas em contato, analisamos qual a sua importância no âmbito da tradução, e de que forma as afetam diretamente.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Evangelista Santana, Orleane, and Christina Abreu Gomes. "Migração, contato dialetal e o estabelecimento da variedade urbana de Imperatriz (MA)." Domínios de Lingu@gem 13, no.4 (December14, 2019): 1465–93. http://dx.doi.org/10.14393/dl40-v13n4a2019-6.

Full text

Abstract:

Este artigo apresenta os resultados de variáveis sociais do estudo de duas variáveis linguísticas, com dados de falantes da cidade de Imperatriz (MA), com o objetivo de identificar a consolidação dessa variedade urbana com passado rural recente. A variedade de Imperatriz é resultante de um processo de contato induzido (TRUDGILL, 1986; BRITAIN; TRUDGILL, 1999), devido à migração de falantes de diversas variedades regionais do Português Brasileiro, associado a um crescimento urbano acelerado. A estratificação da amostra por idade buscou mapear os sucessivos ciclos econômicos da cidade, o que permite situar a aquisição da variedade local em relação aos diferentes períodos de ocupação populacional, indo do período de maior isolamento como comunidade rural até os de intensa migração. O resultado de tempo aparente aponta, entre os falantes mais jovens, que adquiriram a variedade local no período de intensa urbanização, decréscimo no uso de variantes associadas à fala rural, aumento de variantes prestigiadas em grandes cidades, como a prevalência de formas verbais marcadas de 3ª pessoa do plural com sujeito de 3ª do plural sobre as formas não marcadas, a diminuição da semivogal, como em [ʹpaɪ̭ə] (palha), e o aumento da lateral seguida de semivogal, como em [ʹpalɪ̭ə]. São apresentadas evidências de que, em relação à implementação da consoante lateral, a direcionalidade da mudança também está relacionada à presença de um forte contingente de migrantes de diferentes regiões do Pará, que apresentam baixa ocorrência da semivogal.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Savedra, Mônica Maria Guimarães, and Leticia Mazzelli. "Variedades linguísticas da imigração germânica no Brasil: vitalidade, glotopolítica e território." A Cor das Letras 21, no.1 (April30, 2020): 105. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v21i1.5234.

Full text

Abstract:

Este artigo discute os processos de vitalidade, pertencimento e territorialidade identificados no uso de variedades linguísticas germânicas do Hunsrükisch, em Petrópolis, Rio de Janeiro e do Pomerano, em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, ambas trazidas para o Brasil no contexto de imigração do século XIX. Utilizamos a abordagem glotopolítica (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018) e os conceitos de línguas Abstand e Ausbau (KLOSS, 1967) para tratar do desenvolvimento, linguístico e cultural dessas variedades. Apresentamos os resultados de pesquisas conduzidas pelo LABPEC (Laboratório de Pesquisa em Contato Linguístico) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o grupo B/Orders in Motion da Europa Universität-Viadrina (EUV) em dois contextos de imigração distintos: um urbano e um rural. Discutimos a vitalidade linguística (SIMONS; LEWIS, 2013; LEWIS; SIMONS, 2010, 2017; UNESCO, 2009; FISHMAN, 1991) com base em critérios sociolinguísticos mensuráveis, que estão relacionados com fenômenos próprios do contato linguístico tais como perda, manutenção e revitalização e, também, com ações glotopolíticas de ordem comunitária e institucional.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Prediger, Angélica. "A TERRITORIALIZAÇÃO DO ALEMÃO FALADO EM COMUNIDADES DE IMIGRAÇÃO BOÊMIA NO BRASIL." Cadernos do IL, no.52 (January1, 2017): 339. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.67790.

Full text

Abstract:

O presente estudo tem por objetivo analisar a territorialização do alemão falado em comunidades de imigração boêmia no Brasil. O estudo poderá contribuir na compreensão das variáveis sociais que condicionam o alemão dos boêmios bem como para o desenvolvimento do futuro ALMA-Bs. Levantamentos de etnotextos, gravações de voz e anotações em diário de campo, nas localidades de Imigrante e Venâncio Aires, bem como a consulta ao IBGE e à Sudeten Landsmannschaft de Munique, revelam dados sobre o tempo da imigração, a origem e o perfil dos imigrantes, a variedade linguística original, o grau de isolamento das comunidades, a diversidade étnica, a presença de confissões religiosas e as variedades dialetais em contato com o alemão dos boêmios no Brasil.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Araujo, Silvana Silva de Farias, and Nathalia Dos Santos Dantas. "Os verbos ter e haver existenciais no português falado em Luanda-Angola." Letrônica 10, no.1 (December27, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24809.

Full text

Abstract:

Com o arcabouço teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, pesquisa-se a variação no uso dos verbos ter e haver em construções existenciais, com dados orais do português de Luanda (PL). Objetiva-se contribuir para o entendimento acerca da natureza do português de variedades africanas. Os resultados mostram que há uma variação estruturada no PL, sendo que o ter existencial é amplamente utilizado, com uma frequência de 42% e é favorecido, principalmente, pelo fator baixa ou nenhuma escolarização; embora, no cômputo geral dos dados, o verbo haver predomine em construções existenciais, com uma frequência de 58%. Os resultados são analisados qualitativa e quantitativamente em tempo aparente. Os dados foram levantados na fala de 23 informantes, em entrevistas sociolinguísticas pertencentes ao acervo dos projetos “Em busca das raízes do português brasileiro” e “A concordância verbal em Luanda-Angola: elementos para a discussão sobre a formação do português brasileiro”, sediados na Universidade Estadual de Feira de Santana. Nesse sentido, buscando contribuir para os estudos sobre a ormação da realidade sociolinguística brasileira, acredita-se que é importante a realização de estudos que se centrem em dados coletados em outros continentes que não apenas o europeu – como propôs Petter (2007) –, pois, assim, torna-se possível a comparação entre a variedade brasileira e as variedades africanas do português, ampliando-se o debate sobre a influência do contato linguístico na formação dessas variedades e a discussão sobre a atuação de fatores linguísticos e socioculturais em fenômenos linguísticos variáveis.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

More sources

Dissertations / Theses on the topic "Variedades de contato"

1

Corrêa, Bulhões Getúlio. "Variedades de contato e física-matemática." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6645.

Full text

Abstract:

Made available in DSpace on 2014-06-12T18:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2arquivo7749_1.pdf: 448301 bytes, checksum: fb9792705b3ebeeb62e0148339c00874 (MD5)license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho divide-se em duas partes distintas, ambas dedicadas à Geometria Diferencial. Na primeira parte, introduzimos um novo invariante geométrico, criado por R.R.Montes e J.A.Verderesi1, para estudar superfícies imersas em esferas de dimensão ímpar. Nos detemos exclusivamente à esfera tridimencional, apresentando uma caracterização do Toro de Clifford como a única superfície mínima em S3 com Ângulo de Contato constante. A segunda parte inicia-se com uma rápida revisão das definições e propriedades básicas da Geometria de Finsler. Na seqüência analisamos um modelo geométrico para a propagação da luz em meios nisotrópicos, que era tido como finsleriano. Mostramos que, ao menos no caso originalmente considerado de um cristal líquido, a geometria efetiva ´e sempre riemanniana. Há uma modesta tentativa de conectar os dois assuntos. Comentamos como a estrutura de contato presente no fibrado projetivisado de uma variedade finsleriana pode ter sido o ponto de partida dos estudos de S.S.Chern em Geometria finsleriana

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Pansonato, Claudia Candida. "Contato e vertices de curvas em variedades de curvatura constante." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306614.

Full text

Abstract:

Orientador: Sueli Irene Rodrigues Costa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica
Made available in DSpace on 2018-07-27T11:45:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1Pansonato_ClaudiaCandida_D.pdf: 1870626 bytes, checksum: 79662c1206273f999be8b014c132edbf (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Neste trabalho alguns conceitos e resultados relacionando singularidades de ordem mais alta e contato entre curvas e subvariedades são estendidos para variedades riemannianas de curvatura constante. Isto é feito através de uma abordagem riemanniana intrínseca de curvaturas, contato e vértice via parametrizações conformes. A caracterização de vértice de uma curva aqui considerada éa que generaliza a definição euclidiana de maior contato com o círculo osculador. Dentre os resultados obtidos estão o estabelecimento da relação entre o anulamento das curvaturas riemannianas de uma curva e o contato com subvariedades totalmente geodésicas e que a correspondência total entre vértices riemannianos e vértices euclidianos ocorre se, e somente se, a variedade tiver curvatura constante. Como consequência é obtido um teorema dos quatro vértices para curvas esféricas em variedades de curvatura constante. São também obtidos resultados específicos para variedades tridimensionais, como a caracterização de vértices como eixos cuspidais da superfície evoluta e a extensão do teorema da torção total para curvas esféricas
Abstract: In this work some concepts and results relating higher order singularities and curve contact with curves and sub manifolds are extended to constant curvature manifolds. This is an intrinsic Riemannian approach to curvatures, vertices and contact via conformal parameterizations. The vertex characterization considered here generalizes the Euclidean notion of higher order contact with the osculating circle. The results here include relations between the vanishing of Riemannian curvatures of a curve and its contact with totally geodesic submanifolds and the statement that Riemannian vertices are correspondent to the Euclidean ones via conformal parametrization if and only if the manifold is of constant curvature. As a consequence a four-vertex theorem for spherical curve on constant curvature manifold is proved. It is also shown some specific statements for three dimensional manifolds like a characterization of vertices as cuspidal edges of the conformal pre-image evolute surface and a Riemannian extension of the total torsion theorem for spherical curves
Doutorado
Doutor em Matemática

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

SILVA, José Deibsom da. "Um princípio do máximo para hipersuperfícies com um contato ideal no infinito e aplicações geométricas." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25480.

Full text

Abstract:

Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-08-06T20:31:47ZNo. of bitstreams: 2license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)TESE José Deibson da Silva .pdf: 577733 bytes, checksum: 54f2164b1d6cb0cd6d42121913bbfaf8 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-08-08T18:30:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)TESE José Deibson da Silva .pdf: 577733 bytes, checksum: 54f2164b1d6cb0cd6d42121913bbfaf8 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-08T18:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)TESE José Deibson da Silva .pdf: 577733 bytes, checksum: 54f2164b1d6cb0cd6d42121913bbfaf8 (MD5) Previous issue date: 2017-06-20
Vamos generalizar um Princípio do Máximo no Infinito no caso parabólico dado por Ronaldo F. de Lima em seu trabalho A Maximum Principles at Infinity for surfaces with Constant Mean Curvature in Euclidean Space e por Ronaldo F. de Lima e William Meeks no artigo Maximum Principles at Infinity for surfaces of Bounded Mean Curvature in R³ and H³ onde agora teremos hipersuperfícies M₁ e M₂ do Rⁿ⁺¹, disjuntas com bordos (possivelmente vazios) ∂M₁ e ∂M₂, de curvatura média limitada com um Contato Ideal no Infinito, porém agora sem restrição sobre a curvatura Gaussiana de qualquer hipersuperfície. Como aplicação geométrica apresentaremos alguns resultados que estendem para hipersuperfícies mergulhadas M₁ e M₂ do Rⁿ⁺¹ com bordos vazios, uma generalização do Princípio do Máximo de Hopf para hipersuperfícies disjuntas que se aproximam assintoticamente. Uma vez obtidos esses resultados, introduzimos uma estrutura de variedade Riemanniana ponderada em Rⁿ⁺¹ e obtemos algumas generalizações dos resultados antes obtidos sob hipóteses dos objetos agora existentes, tais como f-curvatura média, f -Laplaciano, variedades ponderadas f-parabólicas, para as hipersuperfícies M₁ e M₂ do Rfⁿ⁺¹ .
We will generalize a Maximum Principle at Infinity in the parabolic case given in paper A Maximum Principles at Infinity for surfaces with Constant Mean Curvature in Euclidean Space by Ronald F. de Lima and Ronaldo F. de Lima and William Meeks in paper Maximum Principles at Infinity for surfaces of Bounded Mean Curvature in R³ and H³ where we will now have hypersurfaces M₁ and M₂ of Rⁿ⁺¹ disjoints, with boundary (possibly empty) ∂M₁ e ∂M₂ of the bounded mean curvature and with Ideal Contact et Infinity, but now without restrictions on the Gaussian Curvature of any hypersurface. As geometric application we will present some results that extend for embedded hypersurfaces M₁ and M₂ in Rⁿ⁺¹ with empty boundaries a generalization of Hopf’s Maximum Principle for disjoint hypersurfaces that get close asymptotically. Once obtained these results, we inserted a structure of a weighted Riemannian Manifold in Rⁿ⁺¹ and obtained some generalizations of the results previously achieved under some hypothesis of the objects now found, such as f-mean curvature, f-Laplacian, f–parabolic weighted manifold, in the hypersurfaces M₁ and M₂ from Rfⁿ⁺¹ .

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Dück, Elvine Siemens. "Vitalidade linguística do 'Plautdietsch' em contato com variedades 'Standard' faladas em comunidades menonitas no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/35085.

Full text

Abstract:

O presente estudo analisa o contato linguístico alemão-português em três comunidades menonitas no sul do Brasil, bem como também o contato linguístico alemão-português-inglês em uma comunidade menonita localizada no estado de Goiás. Todos esses grupos são de origem anabatista (1525). Caracterizam-se, por isso, como étnico-religiosos. Mesmo com o passar dos vários séculos, eles mantêm ainda fortes laços de língua, igreja, família e herança sociocultural, formando assim colônias do tipo “ilhas linguísticas”, resultantes de um processo migratório transnacional. Em 1930, chega, ao sul do Brasil, o primeiro grupo de menonitas que, após um difícil período de colonização em Santa Catarina, migra para o Paraná e Rio Grande do Sul, onde funda as três comunidades selecionadas para este estudo: a comunidade menonita de Curitiba (PR), a Colônia Nova (RS) e a Colônia Witmarsum (PR). Nesses núcleos, instaurou-se - de modo geral - um trilinguismo, do qual fazem parte: o Hochdeutsch (alemão standard), usado para situações formais como a igreja e a escola; o Plautdietsch, uma variante do baixo-alemão empregada para situações informais do dia-a-dia; e o português, principalmente para o contato interétnico. O uso do Hochdeutsch na igreja foi, por décadas, praticamente exclusivo, ou seja, a religião constituiu um fator determinante tanto para a coesão da comunidade menonita, como também para a manutenção do Hochdeutsch. O outro grupo de menonitas, proveniente dos Estados Unidos e Canadá, mais conhecido como os Holdeman Menonitas, chegou a Rio Verde (Goiás) em 1968. Este grupo, por ser mais conservador, segue normas antigas, entre as quais: a ênfase particular no não-conformismo com o mundo, com vestimenta e com a forma de viver. As marcas mais evidentes deste comportamento são o uso de barba por todos os homens e o uso do véu, bem como de vestidos, por todas as mulheres membros da igreja. Esta comunidade, além do português, faz uso principalmente do inglês como língua de imigração. O Plautdietsch, portanto, é atualmente falado somente por algumas pessoas da geração mais idosa. Mesmo vivendo em comunidades mais isoladas, marcadas pela sua fé e religião e usufruindo de uma relativa autonomia, observam-se, em nossos dados, traços de influência característicos do novo meio. Com o contato crescente do alemão com o português, o uso do Plautdietsch e do Hochdeutsch deixou de ser exclusivo, tornando-se o uso do português uma constante em diversos contextos da comunidade, conforme mostra o estudo de Dück (2005). A complexidade da situação linguística observada nas comunidades em estudo levanta uma série de perguntas, sobretudo o papel que o Plautdietsch desempenha nas diferentes comunidades, a sua vitalidade face ao prestígio das línguas-teto (Dachsprachen) português e Hochdeutsch (ou inglês), bem como os fatores que poderiam levar a uma substituição de uma variedade pela outra. São objetivos deste estudo: a) identificar o papel do Plautdietsch em relação ao contexto, considerando as variáveis sociais presentes em cada comunidade e, as funções de vernáculo e de delimitador da identidade étnica dos menonitas, comumente atribuídas à variedade substandard; b) descrever o grau de manutenção e a vitalidade linguística do Plautdietsch em contato com as variedades standard do português, inglês e Hochdeutsch nas comunidades menonitas em estudo; c) comparar as atitudes dos falantes com seus usos linguísticos, identificando processos convergentes e divergentes subjacentes ao estágio atual de vitalidade ou perda da variedade substandard do Plautdietsch; d) descrever o grau de substituição das línguas-teto Hochdeutsch e inglês pelo português (Dachpsrachenwechsel); e) analisar o que a escolha da(s) variedade(s) revela sobre a organização e a coesão étnico-religiosa da comunidade. Para responder a essas questões, este estudo orienta-se pelo modelo da dialetologia pluridimensional e relacional/contatual como ciência ampla da variação, que combina a dialetologia areal com a sociolinguística. Por meio desse modelo, busca-se verificar em que pontos e em que dimensões e parâmetros ocorre determinada variante ou comportamento. A presente pesquisa distingue-se de estudos sociolinguísticos monopontuais, centrados em uma comunidade bilíngue, por comparar contextos diferentes e fatores condicionadores diversos em uma rede de quatro pontos, localizados em três diferentes estados do Brasil. A coleta de dados nessas localidades incluiu a análise de aspectos históricos e demográficos, assim como também entrevistas semidirigidas com pluralidade simultânea de informantes. A partir da análise qualitativa dos dados das entrevistas semidirigidas, as quais têm como base um questionário, os resultados identificaram diferentes fatores que contribuíram para a manutenção/perda da variedade substandard Plautdietsch, bem como fatores que influenciaram no comportamento linguístico, o qual proporcionou uma substituição da língua-teto. Com base nos dados obtidos, constata-se a perda do Plautdietsch, vinculada a fatores como: a falta de prestígio, reforçada pelos próprios líderes e professores da comunidade; ao desprezo ou ausência do suporte institucional; ao grau de urbanização aliado à falta de uma conscientização sobre a importância da língua como marca de identidade de um grupo étnico (Identitätsmerkmal) e o uso e manutenção dessa língua de imigração. Além disso, houve, nas comunidades menonitas da região sul do Brasil, a substituição da língua-teto Hochdeutsch para o português e, na comunidade rural de Rio Verde (GO), a substituição da língua-teto inglês para o português. Entretanto, verificam-se atitudes positivas em relação ao uso e manutenção do Hochdeutsch/ inglês no âmbito familiar das diferentes comunidades.
The present study analyses the German-Portuguese linguistic encounter in three Mennonite communities in southern Brazil, as well as the German-Portuguese-English linguistic encounter in a Mennonite community in the southern State of Goiás (Brazil). These communities are of Anabaptist origin (1525) and thus are characterized as ethnic-religious groups. Although several centuries have passed since their origin, they still maintain strong ties of language, church, family and socio-cultural heritage forming colonies that function as “linguistic islands”, the result of a transnational migratory process. In 1930 the first group of Mennonites comes to Brazil. After a difficult time of colonization in the State of Santa Catarina they migrated to the States of Paraná and Rio Grande do Sul where the three colonies selected for this study were established: The Mennonite Community in Curitiba (State of Paraná), Colônia Nova (New Colony in the State of Rio Grande do Sul), and Colônia Witmarsum (Witmarsum Colony in the State of Paraná). In these places, generally speaking, trilingualism was established: Hochdeutsch (standard German), used in formal settings as church and school; Plautdietsch, a low-German variant used for informal settings of daily life; and Portuguese, especially for the inter-ethnic contacts. For decades in the church settings the use of the Hochdeutsch was almost exclusive. Religion constituted a determinant factor for the cohesion of the Mennonite Community, as well as for the maintenance of the Hochdeutsch. Another group of Mennonites, better known as the Holdeman Mennonites, came to Rio Verde (State of Goiás) in 1968 from the United States and Canada. This group is more conservative and thus maintains some former values, such as the nonconformity with the world in terms of clothing and lifestyle. The most evident traits of this behavior are the use of the veil and dresses for all women who are church members and beards for men. This group, besides the Portuguese language, speaks especially the English as their immigration language. The Plautdietsch in this community is only spoken by some of the older generation. Although living in kind of isolated communities, characterized by their faith and religion, and having their autonomy, influences of the new context are visible. With the growing contact of the German with the Portuguese language, the use of the Plautdietsch and the Hochdeutsch lost their exclusivity. The use of the Portuguese language became always more the norm in the community settings, as shown in the study of Dück (2005). The complexity of the observed linguistic situation in the communities researched raises several questions, especially related to the role of the Plautdietsch in these communities and their vitality compared to the prestige of the Dachsprachen Portuguese and the Hochdeutsch (or English), as well as the factors that could foster the exchange of one variety for another. After exposing the research problem and questions, the focus of this research is to: a) Identify the role of the Plautdietsch in the Mennonite communities, focusing on its vernacular role and delimitating the ethnic Mennonite identity; b) Describe the level of maintenance and linguistic vitality of the Plautdietsch in contact with the standard languages: Portuguese, English and Hochdeutsch in the Mennonite communities researched; c) Compare the attitudes of those who speak the language with their linguistic uses, identifying convergent and divergent processes underlying the actual stage of vitality/loss of the substandard variety of Plautdietsch; d) Describe the level of exchange of the Hochdeutsch and English Dachsprachen for the Portuguese; e) Analyze what the language(s) choice indicates concerning the social processes of the communities chosen for the present research. To answer these questions, the present research is guided by the pluridimensional and relational/contact dialectological model, as a broad science of variation that combines the areal dialectology with sociolinguistics. By means of this model we attempt to verify in which points, dimensions, and parameters, a particular variation or behavior occurs. The present research is distinguished from monopontual linguistics, centered in a bilingual community, by comparing different contexts and conditioning factors in a network of four different issues in three Brazilian States. The research data in these communities included the analysis of demographic and historical aspects, as well as semistructured interviews with a simultaneous plurality of informants. Based on the qualitative analysis of the semistructured interviews, with an underlying protocol, the results identified different factors that contributed for the maintenance/loss of the substandard Plautdietsch language variety, as well as factors that influenced the linguistic behavior, which fostered the exchange of the Dachsprache. There is a loss of the Plautdietsch because it is considered a language of less prestige, leading the leaders and teachers of their own community to deemphasize this language; the despicableness or lack of institutional support; the level of urbanization tied to the lack of consciousness of the importance of the language as an identity factor of an ethnic group (Identitätsmerkmal), and the use and maintenance of this immigration language. In addition, in the southern States of Brazil the Dachsprache Hochdeutsch was exchanged for the Portuguese, and in the Rio Verde Community, the Dachsprache English was exchanged for the Portuguese. On the other hand, positive attitudes are seen relating to the use and maintenance of the Hochdeutsch/English in the family spheres of the communities.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Gomes, José Nazareno Vieira. "Rigidez de superfícies de contato e caracterização de variedades riemannianas munidas de um campo conforme ou de alguma métrica especial." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4082.

Full text

Abstract:

GOMES, José Nazareno Vieira. Rigidez de superfícies de contato e caracterização de variedades riemannianas munidas de um campo conforme ou de alguma métrica especial. 2012. 91 f. Tese (Doutorado em Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fortaleza, 2012.
Submitted by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br) on 2012-11-28T16:00:28ZNo. of bitstreams: 12012_tese_jnvgomes.pdf: 659561 bytes, checksum: c4a8b43df34416baf47c3ef2fbc6780c (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales(rocilda@ufc.br) on 2012-11-28T16:01:17Z (GMT) No. of bitstreams: 12012_tese_jnvgomes.pdf: 659561 bytes, checksum: c4a8b43df34416baf47c3ef2fbc6780c (MD5)
Made available in DSpace on 2012-11-28T16:01:17Z (GMT). No. of bitstreams: 12012_tese_jnvgomes.pdf: 659561 bytes, checksum: c4a8b43df34416baf47c3ef2fbc6780c (MD5) Previous issue date: 2012
This thesis is composed of four distinct parts. In the first part, we shall give a new characterization of the Euclidean sphere as the only compact Riemannian manifold with constant scalar curvature carrying a conformal vector eld non-trivial which is also Ricci conformal. In the second part, we shall prove some properties of almost Ricci solitons, which allow us to establish conditions for rigidity of these objects, as well as characterize the structures of gradient almost Ricci soliton in Euclidean sphere. Isometric immersions also will be considered, we shall classify almost Ricci solitons immersed in space forms, through algebraic condition on soliton function. Furthermore, we characterize under a condition of the umbilicity operator, n-dimensional hypersurfaces in a space form with constant mean curvature, admitting two distinct principal curvatures with multiplicities p and n - p. In the third part, we prove a result of rigidity and some integral formulae for a compact generalized m-quasi-Einstein metric. In the last part, we present a relation between the Gaussian curvature and the contact angle of surfaces immersed in Euclidean three-dimensional sphere, which allows us to conclude that such a surface is at provided its contact angle is constant. Moreover, we deduce that Clifford tori are the unique compact surfaces with constant mean curvature having such property.
Esta tese está composta de quatro partes distintas. Na primeira parte, vamos dar uma nova caracterização da esfera euclidiana como a única variedade Riemanniana compacta com curvatura escalar constante e admitindo um campo de vetores conforme não trivial que é também Ricci conforme. Na segunda parte, provaremos algumas propriedades dos quase sólitons de Ricci, as quais permitem estabelecer condições de rigidez desses objetos, bem como caracterizar as estruturas de quase sólitons de Ricci gradiente na esfera euclidiana. Imersões isométricas também serão consideradas; classificaremos os quase sólitons de Ricci imersos em formas espaciais, através de uma condição algébrica sobre a função sóliton. Além disso, vamos caracterizar, através de uma condição sobre o operador de umbilicidade, as hipersuperfícies n-dimensionais de uma forma espacial, com curvatura média constante, tendo duas curvaturas principais distintas e com multiplicidades p e n - p. Na terceira parte, provaremos um resultado de rigidez e algumas fórmulas integrais para uma métrica m-quasi-Einstein generalizada compacta. Na última parte, vamos apresentar uma relação entre a curvatura gaussiana e o ângulo de contato de superfícies imersas na esfera euclidiana tridimensional,a qual permite concluir que a superfície é plana, se o ângulo de contato for constante. Além disso, deduziremos que o toro de Clifford é a única superfície compacta com curvatura média constante tendo tal propriedade.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Feitosa, Francisco Eteval da Silva. "Sobre superfícies imersas em 3-variedades de contato homogêneas e construção de quase solitons de Ricci." Universidade Federal do Amazonas, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5523.

Full text

Abstract:

Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-02-20T14:43:25ZNo. of bitstreams: 2Tese - Francisco E. S. Feitosa.pdf: 967919 bytes, checksum: 5306fbcfacd272a247da3e3b41aaab96 (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-02-20T14:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2Tese - Francisco E. S. Feitosa.pdf: 967919 bytes, checksum: 5306fbcfacd272a247da3e3b41aaab96 (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2017-02-20T14:44:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2Tese - Francisco E. S. Feitosa.pdf: 967919 bytes, checksum: 5306fbcfacd272a247da3e3b41aaab96 (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-20T14:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2Tese - Francisco E. S. Feitosa.pdf: 967919 bytes, checksum: 5306fbcfacd272a247da3e3b41aaab96 (MD5)license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-10-21
In the first part of this thesis, we calculate the Gaussian curvature of surfaces isometrically immersed in homogeneous contact Riemannian 3—manifolds in terms of mean curvature and contact angle. Moreover, we find the Laplacian of the contact angle and, as an application, we characterize Hopf 's torus as the unique connected and compact surface in the class of homogeneous and simply connected 3—manifolds with isometry group of dimension 4 which has both constant mean curvature and contact angle. Furthermore, we present sufficient conditions to isometrically immerse surfaces in these 3—manifolds. In the second part, we present necessary and sufficient conditions for warped product to admit the structure of gradient almost Ricci soliton. Besides that, some results about existence and rigidity are presented.
Na primeira parte desta tese calculamos, em termos da curvatura média e do ângulo de contato, a curvatura Gaussiana de superfícies isometricamente imersas em 3—variedades Riemannianas de contato homogêneas. Também calculamos o Laplaciano do ângulo de contato. Como aplicação caracterizamos o Toro de Hopf como a única superfície conexa e compacta isometricamente imersa, com ângulo de contato e curvatura média ambos constantes, em uma classe de 3—variedades homogêneas simplesmente conexas com grupo de isometrias de dimensão quatro. Apresentamos ainda condições suficientes, em termos do ângulo de contato, para imergir isometricamente superfícies nestes ambientes. Na segunda parte, apresentamos condições necessárias e suficientes para que um produto warped admita estrutura de quase soliton de Ricci gradiente. Além disso, alguns resultados de existência e rigidez são apresentados.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Carlos, Valeska Gracioso. "O português de cá e de lá : variedades em contato na fronteira entre Brasil e Paraguai." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2015. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000201278.

Full text

Abstract:

O Oeste do estado do Paraná caracteriza-se por uma peculiar diversidade linguística, resultado do contato do português com as línguas dos descendentes de imigrantes europeus, oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na década de 60, e do contato com as línguas faladas na região da fronteira. Tendo em vista que nessa época muitos brasileiros migraram para o Paraguai, em busca de terras propícias para a agricultura, hoje existem cidades cuja maioria absoluta da população é formada por brasileiros. A pesquisa teve como objetivo descrever a língua portuguesa falada na região da fronteira do Brasil com o Paraguai, mais especificamente em duas localidades do Estado do Paraná: Terra Roxa e Missal, e duas do Departamento de Alto Paraná: San Alberto e Santa Rosa del Monday, buscando apurar, não só a questão do contato entre grupos sociais da fronteira, mas também a interinfluência da variedade linguística de migrantes do Sul do Brasil (variante sulista) contrastando com os que vieram das outras regiões como a Sudeste e a Nordeste (variante nortista). Portanto, entrevistamos não apenas informantes nascidos e criados nas localidades, como era de praxe em pesquisas da Dialetologia Tradicional, ao contrário, interessou-nos documentar também a fala dos grupos móveis, ponderando a recente formação das localidades em questão. O estudo segue os pressupostos teóricos da Dialetologia Pluridimensional e Relacional, que busca aliar a variação diatópica (horizontal) com a variação diastrática (vertical), convertendo o estudo tradicional da superfície bidimensional em estudo do espaço tridimensional da variação linguística. Para a seleção dos informantes considerou-se a dimensão diassexual (homens e mulheres), a dimensão diastrática (escolaridade até o ensino fundamental e com o ensino superior completo), a dimensão diageracional (18 a 30 e 50 a 65 anos), a dimensão diatópico-cinética (jovens nascidos da localidade e os mais velhos oriundos de outras regiões), ainda mulheres e homens jovens, paraguaios, das duas escolaridades, nascidos nas localidades paraguaias. Além da dimensão diatópica (variação atribuída a distintas localidades), e o perfil do informante, a análise dos dados foi contraposta à dimensão dialingual (duas ou mais línguas/variedades em contato), à dimensão diafásica (diferenciação entre respostas de questionários e conversas livres), à dimensão diarreferencial (modo de falar do informante contrastado à sua consciência linguística). A coleta de dados foi realizada in loco, por meio de questionários previamente definidos conforme os objetivos da pesquisa, e cartografados em cartas fonéticas, semântico-lexicais e morfossintáticas. Os resultados apontam que não há grandes interinfluências das língua espanhola e guarani na fala dos brasileiros, contudo, a língua portuguesa se manifesta pelo contato e pela mídia na fala dos paraguaios. A manutenção dos traços linguísticos sulistas está diretamente ligada à geração topodinâmica e mais velha, enquanto os jovens apresentam uma preferência ao uso de variantes nortistas.
The west of the state of Paraná is characterized by a peculiar linguistic diversity, which is a result of the contact of the Portuguese with the languages of the descendants of European immigrants who came from the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul in the 1960s, as well as contact with the languages spoken in the border regions in the south of Brazil. Considering that many Brazilians migrated to Paraguay in search of land suitable for agriculture, today there are cities in Paraguay where the majority of the population is made up of Brazilians. This research aimed to describe the Portuguese language spoken in the region on the border between Brazil and Paraguay, more specifically in two locations in the state of Paraná (Terra Roxa and Missal) and two in the Department of Alto Paraná (San Alberto and Santa Rosa del Monday). The intention was to discuss not only the issue of contact between social groups on the border, but also the linguistic interconnections between migrants from southern Brazil (southern variant) in contrast to those who came from other regions such as the southeast and the northeast (northern variant). Analysis is provided not only of people who were born and raised in the localities, as is the preferred research method of traditional dialectology. In contrast, it was considered important to document the speech of mobile groups, considering the recent formation of the localities in question. This study follows the theoretical assumptions of pluridimensional and relational dialectology, which seeks to combine the diatopical variation (horizontal) with the diastratic variation (vertical), converting the traditional study of two-dimensional surface into a three-dimensional space study of linguistic variation. For the selection of the interviewees, the following were considered: the disexual dimension (men and women); the diastratic dimension (education up to primary education and with a university degree);, the diagenerational dimension (18-30 and 50-65 years), the diatopic-kinetic dimension (young people born in the locality and older people from other regions); as well as Paraguayan young women and men with both levels of education who were born in the localities. Apart from the diatopic dimension (the variation assigned to different locations), and the profile of the interviewees, the data analysis was opposed to the dialingual dimension (two or more languages/varieties in contact), the diaphasic dimension (differentiation between answers to questionnaires and free conversations), and the diareferential dimension (the way in which interviewees talk compared to their linguistic consciousness). Data collection was carried out on site by means of questionnaires, which were previously defined regarding the research objectives, and mapped in phonetic, semantic-lexical and morphosyntactic maps. The results showed that there were no major interconnections between Spanish and Guarani in the speech of the Brazilians; however, the Portuguese language manifested itself by contact and through the media in the speech of the Paraguayans. The maintenance of southern linguistic traits was directly linked to the topodynamic and older generation, while the young people preferred to use northern variants.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Gomes, Josà Nazareno Vieira. "Rigidez de superfÃcies de contato e caracterizaÃÃo de variedades riemannianas munidas de um campo conforme ou de alguma mÃtrica especial." Universidade Federal do CearÃ, 2012. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8660.

Full text

Abstract:

CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Esta tese està composta de quatro partes distintas. Na primeira parte, vamos dar uma nova caracterizaÃÃo da esfera euclidiana como a Ãnica variedade Riemanniana compacta com curvatura escalar constante e admitindo um campo de vetores conforme nÃo trivial que à tambÃm Ricci conforme.Na segunda parte, provaremos algumas propriedades dos quase sÃlitons de Ricci, as quais permitem estabelecer condiÃÃes de rigidez desses objetos, bem como caracterizar as estruturas de quase sÃlitons de Ricci gradiente naesfera euclidiana. ImersÃes isomÃtricas tambÃm serÃo consideradas; classificaremos os quase sÃlitons de Ricci imersos em formas espaciais, atravÃs de uma condiÃÃo algÃbrica sobre a funÃÃo sÃliton. AlÃm disso, vamos caracterizar, atravÃs de uma condiÃÃo sobre o operador de umbilicidade, as hipersuperfÃcies n-dimensionais de uma forma espacial, com curvatura mÃdia constante, tendo duas curvaturas principais distintas e com multiplicidades p e n - p. Na terceira parte, provaremos um resultado de rigidez e algumas fÃrmulas integrais para uma mÃtrica m-quasi-Einstein generalizada compacta.Na Ãltima parte, vamos apresentar uma relaÃÃo entre a curvatura gaussiana e o Ãngulo de contato de superfÃcies imersas na esfera euclidiana tridimensional,a qual permite concluir que a superfÃcie à plana, se o Ãngulo de contato forconstante. AlÃm disso, deduziremos que o toro de Clifford à a Ãnica superfÃcie compacta com curvatura mÃdia constante tendo tal propriedade.
This thesis is composed of four distinct parts. In the first part, we shall give a new characterization of the Euclidean sphere as the only compact Riemannian manifold with constant scalar curvature carrying a conformal vectoreld non-trivial which is also Ricci conformal.In the second part, we shall prove some properties of almost Ricci solitons, which allow us to establish conditions for rigidity of these objects, as wellas characterize the structures of gradient almost Ricci soliton in Euclidean sphere. Isometric immersions also will be considered, we shall classify almost Ricci solitons immersed in space forms, through algebraic condition on soliton function. Furthermore, we characterize under a condition of the umbilicityoperator, n-dimensional hypersurfaces in a space form with constant mean curvature, admitting two distinct principal curvatures with multiplicities p and n - p. In the third part, we prove a result of rigidity and some integralformulae for a compact generalized m-quasi-Einstein metric.In the last part, we present a relation between the Gaussian curvature and the contact angle of surfaces immersed in Euclidean three-dimensional sphere,which allows us to conclude that such a surface is at provided its contact angle is constant. Moreover, we deduce that Clifford tori are the unique compactsurfaces with constant mean curvature having such property.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Pinheiro, Luciana Santos. "Processos de territorialização de variedades dialetais do italiano como línguas de imigração no nordeste do Rio Grande do Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/102203.

Full text

Abstract:

La presente ricerca contribuisce con studi di plurilinguismo e contatti linguistici, concentrandosi sulle relazioni tra lingua e spazio pluridimensionale. L’argomento riguarda i processi di territorializzazione dell'italiano come lingua d'immigrazione nella Regione di Colonizzazione Italiana nel Nordest del Rio Grande del Sud (RCI). Con base su di un corpus organizzato e pubblicato da Frosi & Mioranza (1975; 1983) e completato da dati provenienti da varie altre ricerche, si propone: 1) di mappare la diversità dialettale degli immigrati italiani che s’insediarono nella RCI, ricostruendo, in questo modo, lo stato del multilinguismo che probabilmente configurò la situazione originale della fase di bilinguismo italiano/portoghese e 2) descrivere, partendo dall'interpretazione delle mappe elaborate, i processi (a) di territorializzazione (zonazione [forza centrifuga di espansione] e di insularietà [forza centripeta, del raccoglimento]), (b) koineizzazione e (c) manutenzione o sostituzione delle varietà di dialetto nello spazio multilingue considerato. Tale scopo serve come base per una serie di studi futuri, perché getta luce sulla situazione linguistica delle ex colonie (Colonie madri, al. Mutterkolonien) da dove le lingue d’immigrazione italiana, soprattutto la koinè veneta sud-rio-grandense, si diffusero nelle nuove colonie (colonie figlie, al. Tochterkolonien) nel Nord e Nordovest del Rio Grande del Sud, nel Centro e Ovest di Santa Catarina, Sudovest del Paraná, così come in nuove zone del Centro-Ovest, o anche oltrepassando i confini verso Misiones (Argentina) e Paraguay. Allo stesso tempo, lo studio contribuisce a colmare delle lacune esistenti nei censimenti demografici brasiliani. Nonostante alcuni sforzi localizzati nei censimenti, essi non riescono ad identificare, quantificare e fare la distribuzione della diversità linguistica brasiliana, come riconosce il decreto n º 7.387, del 9 dicembre 2010, istituendo l'Inventario Nazionale della Diversità Linguistica. D'altra parte, la comprensione dei processi di occupazione dello spazio da popolazioni esogene e il ruolo svolto dalla lingua in questo processo rappresenta per la ricerca del plurilinguismo e dei contatti linguistici un contributo di grande rilevanza. Per l'analisi delle correlazioni tra lingua e spazio, abbiamo utilizzato come parametro di correlazioni le variabili indicate da Altenhofen (2014 in corso di stampa) considerate rilevanti nella descrizione delle territorialità e dei processi di territorializzazioni di lingue, di varietà e comunità di parlanti. Si includono tra le variabili osservate le correlazioni tra spazio e tempo, confini, origine socioculturale, età della località, la diversità etnica locale, il grado di isolamento e di urbanizzazione, vie di comunicazione e di migrazioni oltre le configurazioni geografiche di ordine fisico. Come sfide attinenti alla cartografia della variazione e la diversità linguistica si pone la necessità di elaborazione di mappe in serie, come suggerisce Thun (2010). Questa procedura permette un’ampia analisi dinamica delle relazioni sociali e linguistiche nello spazio multi-dimensionale e non più statica, come avveniva nella dialettologia tradizionale. I risultati indicano la rilevanza di queste correlazioni non solo nella mappatura delle zone di plurilinguismo, ma anche nella comprensione della dinamica dell'occupazione dello spazio.
A presente pesquisa contribui com os estudos de plurilinguismo e contatos linguísticos, enfocando as relações entre língua e espaço pluridimensional. Seu tema são os processos de territorialização do italiano como língua de imigração na Região de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul (RCI). Com base em um corpus organizado e disponibilizado por Frosi & Mioranza (1975; 1983), e complementado por dados de acervos diversos, pretende-se 1) mapear a diversidade dialetal dos imigrantes italianos que colonizaram a RCI, reconstruindo desta forma o estado de multilinguismo que provavelmente configurou a situação original da fase de bilinguismo italiano-português, e 2) descrever, a partir da interpretação dos mapas elaborados, os processos a) de territorialização (arealização [força centrífuga, de expansão] e insulamento [força centrípeta, de recolhimento]), b) coineização e c) manutenção ou substituição de variedades dialetais no espaço multilíngue considerado. Tal propósito serve de base para uma série de estudos futuros, porque lança luz sobre a situação linguística das antigas colônias (colônias matriciais, al. Mutterkolonien) de onde as línguas de imigração italiana, sobretudo da coiné vêneto-sul-rio-grandense, se difundiram para colônias novas (colônias filiais, al. Tochterkolonien) no norte e noroeste rio-grandense, centro e oeste catarinense, sudoeste paranaense, bem como em áreas novas do centro-oeste, ou mesmo transpondo as fronteiras em direção a Misiones (Argentina) e Paraguai. Ao mesmo tempo, o estudo contribui para preencher lacunas nos censos demográficos brasileiros. Apesar de alguns esforços localizados de recenseamento, esses não dão conta da identificação, quantificação e distribuição da diversidade linguística brasileira, como reconhece o decreto nº 7.387, de 9 de dezembro de 2010, ao instituir o Inventário Nacional da Diversidade Linguística. Por outro lado, a compreensão dos processos de ocupação do espaço por populações exógenas e o papel da língua nesse processo representa para a pesquisa do plurilinguismo e dos contatos linguísticos uma contribuição de grande relevância. Para a análise das correlações entre língua e espaço, utilizamos como parâmetro de correlações, as variáveis apontadas por Altenhofen (2014 [no prelo]) como relevantes na descrição de territorialidades e processos de territorialização de línguas, variedades e comunidades de falantes. Incluem-se entre as variáveis observadas as correlações entre espaço e tempo, fronteiras, origem sociocultural, idade da localidade, diversidade étnica local, grau de isolamento e de urbanização, vias de comunicação e de migrações, além de configurações geográficas de ordem física. Como desafios para a cartografia da variação e diversidade linguística coloca-se a necessidade da elaboração de mapas em série, como sugere Thun (2010). Esse procedimento permite uma macroanálise dinâmica das relações sociais e linguísticas no espaço pluridimensional, e não mais estática, como ocorria na dialetologia tradicional. Os resultados mostram a relevância dessas correlações não apenas no mapeamento das áreas de plurilinguismo, mas também na compreensão da dinâmica de ocupação do espaço.
This research contributes with the studies of multilingualism and language contact, focusing on the relations between language and multi-dimensional space. The territorialization processes of Italian as an immigration language in the Italian Colonization Region in the Northeast of Rio Grande do Sul (RCI) are its main focus. Based on a corpus organized and made available by Frosi & Mioranza (1975; 1983), and supplemented with data from various collections, the objective is 1) to map the dialectal diversity of the Italian immigrants that colonized RCI, thus reconstructing the state of multilingualism that possibly configured the original situation of the Italian- Portuguese bilingualism phase and 2) to describe, based on the interpretation of the elaborated maps, the processes a) of territorialization (arealization [centrifugal force, expansion] and isolation [centripetal force, shrinking]), b) koineization and c) maintenance or substitution of dialectal varieties in the considered multilingual space. Such an aim serves as basis for a series of future studies, because it sheds light on the linguistic situation of the old colonies (mother colonies, ger. Mutterkolonien), where the languages of the Italian immigration, above all the commonly used Veneto-south-Rio-Grande language, expanded to new colonies (daughter colonies, ger. Tochterkolonien) in the north and north west of Rio Grande do Sul, the central and west Santa Catarina, southwest of Parana, as well as in new central west areas, or even transcending the borders towards Misiones (Argentina) and Paraguay. At the same time, the study contributes to fill in the blanks in Brazilian demographic census. Despite some localized efforts to update census, they cannot fully identify, quantify and distribute the Brazilian linguistic diversity as recognized by Decree nº 7.387, December 9, 2010, instituting the National Inventory of Linguistic Diversity. On the other hand, comprehension of the processes of space occupation by exogenous populations and the importance of language in this process represents for the research of multilingualism and language contact a contribution of great relevance. For the analysis of correlations between language and space we used as correlation parameter the variables pointed out by Altenhofen (2014 [in press]) as relevant in the description of territorialities and language territorialization processes, varieties and speech communities. Among the variables observed, we included the correlations between space and time, frontiers, socio cultural origin, location age, local ethnic diversity, isolation and urbanization degree and communication and migration routes, apart from geographic configurations of physical order. The necessity of the elaboration of a series of maps for the cartography of variation and linguistic diversity as suggested by Thun (2010) is posed as a challenge. This procedure allows a dynamic macro analysis of the social and linguistic relations in the multilingual space, and not a statistic analysis as it occurred in traditional dialectology. The results show the relevance of these correlations not only in mapping the areas of multilingualism but also in understanding the dynamics of space occupation.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Salazar, Diego Alfonso Sandoval. "Existência implicada de órbitas periódicas para fluxos de Reeb em S¹ x S²." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45131/tde-05122017-165508/.

Full text

Abstract:

Consideramos o fluxo de Reeb associado a uma forma de contato em S¹ x S² que induz a estrutura de contato tight. Assumimos que o fluxo admite um par de órbitas periódicas L0 e L1 cujo link L = L0 L1 é transversalmente isotópico a ( S¹ x )( S¹ x ), em que n = (0,0,1) e s = (0,0,1) são os pólos norte e sul de S², respectivamente. O objetivo é provar que, nestas condições, existem infinitas órbitas periódicas no complementar desse link cujas classes de homotopia no complementar do link são prescritas de acordo com os números de rotação de L0 e L1.
We consider the Reeb flow associated to a contact form on S¹ x S² which induces a tight contact structure. We assume that the flow admits a pair of closed orbits L0 and L1 whose link L = L0 L1 is transversely isotopic to (S¹ x)(S¹ x), where n = (0,0,1) and s =(0,0,1) are the north and south poles of S², respectively. The main goal is to prove that, under these conditions, there exit infinitely many closed orbits in the complement of this link whose homotopy classes in the complement of this link are prescribed according to the rotation numbers of L0 and L1.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

More sources

Books on the topic "Variedades de contato"

1

Variedades y elecciones lingüísticas. [Bahía Blanca, Argentina?]: Editorial de la Universidad Nacional del Sur, 2009.

Find full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Londoño Orozco, Guillermo, ed. Prácticas docentes universitarias. Bogotá. Colombia: Universidad de La Salle. Ediciones Unisalle, 2013. http://dx.doi.org/10.19052/9789588572802.

Full text

Abstract:

El valor de los procesos formativos de los estudiantes, la relación entre realidad y el aprendizaje, la variedad de apuestas didácticas en perspectivas de educación universitaria, la importancia de la investigación formativa y de la formación en investigación, el valor del trabajo de campo y el contacto con las realidades disciplinares o sociales, el rol del estudiante universitario y la incidencia que tiene los horizontes institucionales en las practicas pedagógicas.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Barreto Felipe, Yadira Lizeth. Variedades Ángulo-momento y variedades de contacto en dimensiones altas. Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Ciencias - Dirección General de Publicaciones y Fomento Editorial, 2014. http://dx.doi.org/10.22201/dgpyfe.9786070260131e.2014.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Dubert, Francisco, Vítor Míguez, and Xulio Sousa, eds. Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.

Full text

Abstract:

No mundo existen na actualidade máis de 6000 linguas que son faladas por comunidades que viven en 195 países recoñecidos internacionalmente. En consecuencia, contra unha visión que propugna o monolingüismo como normalidade lingüística, resulta obrigado concluír que o contacto de linguas e variedades non é unha anormalidade, senón que é un feito inevitable e unha constante na historia das comunidades humanas. Neste sentido, a situación do galego e a das outras linguas peninsulares non resulta singular nin extraordinaria. Sen irmos máis lonxe, no ámbito ibérico dáse contacto entre as variedades orixinarias (galego, castelán, asturiano, portugués, vasco, aranés, catalán, aragonés etc.) e entre estas e outras faladas por inmigrantes, os seus descendentes e residentes estranxeiros (romanés, árabe, alemán, wu, quechua etc.). Neste volume reúnense sete traballos que abordan a análise de diferentes situacións de contacto de variedades lingüísticas peninsulares desde distintas perspectivas. Nun grupo de traballos estúdanse as consecuencias do contacto entre variedades identificadas como linguas e con distintas relacións de semellanza (galego, castelán, vasco, catalán, mirandés, portugués, asturiano), noutro preséntase a análise da confluencia de variedades relacionadas cunha mesma lingua (galego urbano, galego tradicional, castelán estándar, sociolectos andaluces etc.). As análises son realizadas desde diferentes modelos teóricos e reparando en distintos aspectos do sistema lingüístico. O conxunto de contribucións axuda a entender mellor a complexidade dos procesos de contacto e a recoñecer o interese destas investigacións para o avance do coñecemento lingüístico.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Blestel, Élodie, and Azucena Palacios, eds. Variedades del español en contacto con otras lenguas. Peter Lang D, 2021. http://dx.doi.org/10.3726/b17748.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Escobar, Anna María, and Wolfgang Wölck, eds. Contacto lingüístico y la emergencia de variantes y variedades lingüísticas. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2009. http://dx.doi.org/10.31819/9783865279057.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

FERRERO, CARMEN, and NILSA LASSO - VON LANG. VARIEDADES LINGÜÍSTICAS Y LENGUAS EN CONTACTO EN EL MUNDO DE HABLA HISPANA. AuthorHouse, 2005.

Find full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Martins, Maria do Rosário Rodrigues, Eduardo Medeiros, M.L.RodriguesdeAreia, and Maria Arminda Miranda. Moçambique. Aspectos da Cultura Material. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1910-1.

Full text

Abstract:

A exposição «Moçambique: Aspectos da Cultura Material», a que se refere o presente catálogo, insere-se no âmbito das actividades da V Semana de Cultura Africana, que ao longo dos últimos quatro anos tem concretizado acções de carácter cientifico-cultural, entre as quais diversas exposições etnográficas. Através dos exemplares expostos, testemunhando parte da cultura material de um povo, ter-se-á uma visão, ainda que parcial, dos seus valores transmitidos ao longo de várias gerações. Objectos de uso corrente e utilitário como bancos, cadeiras, vasilhas, panelas, cachimbos, pentes, etc., são adornados com atraentes motivos decorativos, conferindo-lhes originalidade, beleza e uma sensação de conforto espiritual, imprescindíveis ao bem-estar do utilizador no seu dia-a-dia. Cultura muito antiga e comum é a da cestaria e esteiraria, que desempenha uma função extremamente utilitária, destinando-se a múltiplos sectores: agricultura, pesca, comércio, armazenagem e secagem de produtos e para uso doméstico. Regista-se uma grande variedade de matérias-primas: tiras de folha de palmeira, entrecasca de embondeiro, fibras de folha de ananás ou sisal, variedades de capim e outros produtos vegetais. O entretecimento destes materiais resulta numa concepção hábil e engenhosa, demonstrada através das diferentes técnicas e modelos. As técnicas de cestaria variam entre a técnica de entrecruzar, entrelaçar e a técnica de espiral, havendo contudo outras auxiliares de diversos tipos. Desenhos geométricos e coloridos imprimem a esta arte de entretecer um cunho de notável beleza. (Cestos macondes: n.os 10, 11 e 12). […] [MARIA DO ROSÁRIO RODRIGUES MARTINS]

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Lascurain, Mauricio, and Ruy Rodríguez, eds. Relaciones Internacionales en el siglo XXI. Una visión global. Editorial Anáhuac Xalapa, 2021. http://dx.doi.org/10.53459/eax-2021.1.

Full text

Abstract:

Inaugurando la colección Humanidades, Cultura y Trascendencia de Editorial de la Universidad Anáhuac, tenemos el gusto de presen- tar la obra Relaciones Internacionales en el siglo xxi: una visión global. En ella, los autores que contribuyen a su conformación, contemplamos una rica variedad de temas y de enfoques actuales conducidos por el hilo conductor del contexto internacional desde visiones modernas. En su conjunto, pretendemos brindar al lector una panorama sobre el proceso de organización social, política o económica del mundo y de sus diferentes regiones, y damos cuenta de los problemas que las afectan y de sus posibles respuestas.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Nava Bolaños, Isalia. Efectos económicos de la pandemia de covid-19. Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Económicas, 2021. http://dx.doi.org/10.22201/iiec.9786073045391e.2021.

Full text

Abstract:

Esta obra compila los diagnósticos y propuestas de la comunidad académica del Instituto de Investigaciones Económicas que, con base en su experiencia, enriquece el conocimiento ante los desafíos que impone la pandemia covid-19, que ha trastocado la economía y la vida humana. En las 26 contribuciones de este libro el público lector encontrará una amplia variedad de piezas sustentadas en diferentes marcos analíticos, supuestos y metodologías que, desde diversos abordajes, contribuyen a lograr una mayor comprensión sobre las particularidades de la pandemia. En esa medida, los distintos capítulos coadyuvan a contar con acciones encaminadas a mitigar las repercusiones de la pandemia y vislumbrar resultados favorables y sostenibles.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

More sources

Book chapters on the topic "Variedades de contato"

1

Sinner, Carsten. "Contacto de variedades, koineización y conflicto de normas en Ushuaia, Argentina: Acerca de estereotipos sociales, prejuicios lingüísticos y la influencia recíproca de medios, enseñanza y opinión de los hablantes." In El español, lengua pluricéntrica, 143–76. Göttingen: V&R unipress, 2019. http://dx.doi.org/10.14220/9783737009997.143.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do. "A Questão do Contato Linguístico." In Duas Variedades Africanas do Português: Variáveis Fonético-Fonológicas e Morfossintáticas, 19–42. Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/9788580393248-01.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Sinner, Carsten. "Opinión, Medición Y Generalización Como Retos De La Lingüística De Contacto. Ejemplos Del Estudio Del Contacto Entre Castellano Y Catalán." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.001.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

de Andrés, Ramón. "Contacto De Lenguas En Asturias: Asturiano, «Amestáu» Y Castellano." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.002.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Gómez Bautista, Álberto. "Consecuencias Do Contacto Lingüístico Entre Mirandés E Portugués." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.003.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Gómez Seibane, Sara. "Patrones De Convergencia En Lenguas Tipológicamente No Relacionadas: Lengua Vasca Y Castellano." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.004.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Vida-Castro, Matilde. "Procesos De Estandarización Y Divergencia Dialectal En Las Variedades Meridionales Del Español De España." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.005.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Aguete Cajiao, Alba. "Contacto De Linguas E Variedades Na Emerxencia De Novos Modelos De Vocalismo Galego." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.006.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Vázquez Rozas, Victoria. "Había + Participio No Español Falado En Galicia: Un Estudo De Corpus." In Variedades lingüísticas en contacto na Península Ibérica. Consello da Cultura Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.17075/vlcpi.2020.007.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

"La gramaticalización de estar + GERUNDIO y el contacto de lenguas." In Contacto lingüístico y la emergencia de variantes y variedades lingüísticas, 39–64. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2009. http://dx.doi.org/10.31819/9783865279057-003.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Variedades de contato"

1

Bernardo, Marcus Vinicius, and José dos Santos Cabral. "Fabricação digital e variedade fora do contexto industrial." In XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Design in Freedom. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2014-0063.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Silva,LucasNatãLessae., Julia Sampaio de Souza Morais, Isabela Ouverney Livramento Saith, Renato Sá, Marcelo Burlá, and Antônio Rodrigues Braga Neto. "Impacto de novas tecnologias educacionais no ensino ativo virtual da estática fetal – Experiência da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130272.

Full text

Abstract:

Introdução: A distância física entre professores e alunos e a comunicação por meio de recursos audiovisuais são inovações trazidas pelo método de educação remota, que se constitui um desafio para as instituições de ensino de todo o país no contexto da pandemia de Covid-19. Em resposta a essa crescente demanda, foram aplicadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: Avaliar uma metodologia remota ativa para o estudo da variedade de posição e a satisfação dos estudantes com o método utilizado, dentro das limitações do ensino remoto adaptado ao contexto do uso de novas tecnologias. Material e Métodos: Foi desenvolvida a gravação de uma videoaula que continha a ilustração de uma pelve materna confeccionada a partir de papelão e papel sulfite, utilizada como ferramenta de estudo das variedades de posição e da estática fetal. O vídeo foi editado por intermédio do aplicativo Kinemaster e apresentado aos discentes via plataforma Google Classroom. O material utilizado pelos alunos como referencial foi aula expositiva ministrada pelo docente e material teórico disponibilizado por ele na biblioteca virtual da disciplina por meio da plataforma Google Classroom. Foi aplicado um questionário para os alunos do módulo de Obstetrícia da disciplina de Medicina Interna da Criança e do Adolescente II, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, valendo-se dos parâmetros que regem a Escala Likert. O intuito deste foi avaliar a satisfação dos acadêmicos em relação ao conteúdo produzido e identificar possíveis melhorias na metodologia didática utilizada. Resultados e Conclusão: Durante a elaboração do material audiovisual a ser apresentado, houve limitações relacionadas ao uso do aplicativo de edição de vídeo, como a impossibilidade de elevação do volume acima de 2x em relação ao áudio original, o que ocasionou incongruências sonoras no material final. Os alunos que responderam ao questionário de satisfação avaliaram o conteúdo teórico do vídeo e a estrutura da apresentação como muito satisfatórios (100%). A maior parte dos espectadores pesquisados assinalou que muito provavelmente recomendariam esse vídeo para alguém que está aprendendo variedade de posição (89,5%), enquanto 10,5% provavelmente recomendariam. Em suma, a metodologia de ensino a distância e o uso de plataformas digitais são imprescindíveis para redução de distâncias entre professor e aluno impostas pelo contexto de pandemia, bem como para manter a qualidade do ensino oferecido mesmo nas disciplinas demonstrativas, de forma a contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem remoto.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Bastos, Marcella, Maria Andrade, Victoria Gomes, and Victor Sarinho. "Projeto HistoQuiz: Desenvolvendo um Jogo Voltado para o Ensino de Histologia." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11538.

Full text

Abstract:

O ensino de histologia requer o contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre basicamente nas aulas práticas de microscopia. Esse contato fica limitado ao tempo da aula, que muitas vezes é reduzido, e a aquisição de lâminas de diversos órgãos que devem ser disponibilizadas para a observação individual, cuja quantidade e variedade também é reduzida. A absorção desse conteúdo pode ser facilitada com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que constituem ferramentas de fácil acesso e uso contínuo, propiciando assim motivação, participação e interação com esse material. Buscando promover uma maneira de exercitar, o presente artigo elucida as etapas seguidas para o desenvolvimento do HistoQuiz, um jogo digital mobile criado para transmitir conhecimentos relacionados a histologia

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Veiga, Allan Koch, and Antonio Mauro Saraiva. "Biodiversity Data Quality Profiling: A practical guideline." In VIII Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2017.3441.

Full text

Abstract:

A crescente disponibilidade de dados de biodiversidade em todo o mundo, providos por um número crescente de instituições, e o crescente uso desses dados para uma variedade de usos suscitaram preocupações relacionadas a "adequação ao uso" desses dados e o impacto nos resultados desses usos. Para abordar estas questões, definiu-se um framework conceitual no contexto do Biodiversity Information Standards (TDWG) para servir como uma abordagem consistente para avaliar e gerir a Qualidade dos Dados (QD) em dados da biodiversidade. Com base neste quadro, propomos um método para definir Perfis DQ que descrevem o significado de "adequação ao uso" em um dado contexto e consequentemente permitir a avaliação e melhoria da QD.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Coutinho,EmanuelF., and CarlaI.M.Bezerra. "Simulação de Alocação de Recursos em Projetos de Desenvolvimento de Software Utilizando Teoria das Filas." In Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/mssis.2021.17257.

Full text

Abstract:

A variedade de atividades e papéis no desenvolvimento e manutenção de aplicações acarreta replanejamentos, principalmente de esforço e custo. O custo do projeto muitas vezes está associado à equipe do projeto. Teoria das filas pode ser descrita como clientes que chegam para o atendimento de um serviço, aguardam caso não seja imediato, e saem do sistema após serem atendidos. Nesse contexto, a teoria das filas pode auxiliar na distribuição da equipe do projeto, de tarefas e na avaliação do nível de serviço. O objetivo deste trabalho é utilizar teoria das filas no auxílio da distribuição de tarefas no contexto de desenvolvimento e manutenção de aplicações. Como resultados, detectou-se ociosidade na utilização dos recursos e redução no tempo de espera de atendimento das tarefas.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Alves, Alesandre, Maurício De Campos, João Manoel Lenz, Paulo Sérgio Sausen, and AiramT.Z.RomcySausen. "Modelo térmico para barramento de cobre e conexões elétricas para o design interno de painel elétrico." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1507.

Full text

Abstract:

A infraestrutura de distribuição de eletricidade segue rígidos e complexos arranjos para garantir a disponibilidade segura no fornecimento de energia elétrica para as cidades. Tais arranjos são compostos por uma variedade de equipamentos responsáveis pela distribuição, proteção e controle das cargas elétricas em seus diversos níveis de potência elétrica e classe de tensão. Um dos equipamentos responsáveis pela distribuição, proteção e controle dos circuitos elétricos são os painéis elétricos. Neste contexto, é apresentado neste trabalho a modelagem do aquecimento gerado internamente nos painéis elétricos devido as condições ambientais, elétricas e físicas para os arranjos dos barramentos de cobre e conexões elétricas.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Marques, Anna, Valéria Pinheiro, Ana Alencar, Karina Branco, Rhenara Alves, and Maria Mendes. "Unindo pesquisa e extensão para fortalecer a participação feminina em cursos de Computação de uma universidade: Projeto Meninas Digitais do Vale." In XIII Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2019.6710.

Full text

Abstract:

O fortalecimento da participação feminina na área de TI vem sendo uma preocupação cada vez maior em universidades e empresas. Devido à variedade de ações que podem ser executadas com este objetivo, pessoas interessadas em iniciar projetos nesta temática podem enfrentar dificuldades para selecionar ações adequadas ao contexto no qual estão inseridas. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do projeto Meninas Digitais do Vale que uniu pesquisa e extensão para selecionar sistematicamente ações para fortalecer a participação feminina nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação em uma universidade. A metodologia adotada envolveu a condução de um mapeamento sistemático, um survey e brainstorming para a seleção de ações adequadas ao campus e aos desafios e necessidades das alunas ativas nos cursos.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Valentim, Rodolfo Vieira, Cristina Dominicini Klippel, Diego Rossi Mafioletti, Rodolfo Silva Villaça, Moisés Renato Nunes Ribeiro, and Magnos Martinello. "Roteamento na Origem como Facilitador do Encadeamento Multi-nuvem de Funções de Rede: Proposta e Implementação." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2020.12340.

Full text

Abstract:

Provedores de rede precisam oferecer uma grande variedade de serviços a seus clientes. A virtualização de funções de rede e redes definidas por software facilitam a implementação desses serviços por meio da virtualização e do encadeamento de funções de rede. Entretanto, há casos em que essas funções encontram-se em \textit{data centers} distantes geograficamente ou em nuvens em domínios diferentes. Por outro lado há poucos trabalhos na literatura que focam nos mecanismos para implementação do encadeamento de funções de rede em múltiplas nuvens. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução para o encadeamento de funções de rede em múltiplas nuvens. O artigo destaca o roteamento na origem, baseado no KeySFC, como facilitador da solução proposta e apresentando diversas vantagens quanto ao gerenciamento dos fluxos e à manutenção dos estados nos dispositivos de rede. Um protótipo é implementado e avaliado, com o objetivo de se realizar uma avaliação funcional da proposta em cenários de encadeamento em múltiplas nuvens.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Marques, Thiago Domingos. "Estudo e identificação das conchas utilizadas pelos povos indígenas sambaquianos no sítio arqueológico do Morro da Barra de Ibiraquera em Imbituba - SC." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1260.

Full text

Abstract:

Introdução: Este estudo fez uma análise dos moluscos que eram utilizados pelos povos do sambaqui que habitavam o Morro da Barra de Ibiraquera e Praia do Luz no Município de Imbituba - SC, o estudo traz uma avaliação das conchas presentes no sítio, com a análise das diferentes espécies existentes, bem como, o contexto em que estas se encontram. O local sofre com movimentação das pessoas, que praticam esportes como o motocross na superfície do sítio, o degradando. Será feita uma análise das conchas presentes no sambaqui. Objetivos: O estudo buscou identificar as principais espécies que ocorriam no passado e que ainda existem nessa localização. Material e Métodos: A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e trabalhos in loco. Não foram feitas retiradas de quaisquer material, nem houve quaisquer alteração do local para desenvolvimento do estudo, sendo avaliadas as amostras visíveis na superfície, todas expostas. O conhecimento sobre a fauna de moluscos no estado de Santa Catarina ainda é incipiente, baseado em contribuições pontuais na literatura. Já o estudo de moluscos presentes em sambaquis no estado é praticamente inexistente. Resultados: Na pesquisa e levantamento de campo podemos verificar que as espécies do táxon Anomalocardia brasiliana (Gmelin, 1791), Phacoides pectinatus (gmelin, 1791) ,Thais haemastoma (Linnaeus, 1767), Perna perna (Linnaeus, 1758), Amiantis purpuratus (Lamarck, 1818), e Olivancillaria auricularia (Lamarck, 1810) , foram identificadas no sambaqui 06 espécimes diferentes de moluscos. Já a espécime Anadara Brasiliana (Lamarck, 1819), não foi identificada no sambaqui, mesmo sendo comum nas praias no entorno, contudo muitas das espécies não foram identificadas, por estarem muito danificadas. Conclusão: O estudo conseguiu fazer um comparativo com as espécies do sambaqui, com as espécies que encontramos atualmente, demostrando-se que não foram extintas nenhuma das espécies, sendo que, muitas dessas espécies ainda servem de alimento e são consumidas atualmente. O objetivo da pesquisa foi alcançado, na medida que identificamos os moluscos que eram utilizados pelos povos dos sambaquis. Com o estudo podemos compreender que os povos sambaquianos utilizavam os moluscos como fonte de subsistências em grandes quantidades e variedades.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Palmer Gato, Marta, Sofía Estelles-Miguel, José Miguel Albarracín Guillem, and Marta Peris-Ortiz. "Aprendizaje y Evaluación Basada en Proyectos en una Asignatura de Dirección de Operaciones." In In-Red 2016 - Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red de la Universitat Politècnica de València. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/inred2016.2016.4336.

Full text

Abstract:

En el contexto actual de los grados de Economía y Empresa, la asignatura Dirección de Operaciones proporciona una amplia variedad de herramientas estrechamente relacionadas con varias competencias como son creatividad, resolución de problemas, toma de decisiones y gestión de la información. En este contexto los autores de este trabajo pretenden que los estudiantes aprendan Dirección de Operaciones haciendo Dirección de Operaciones.Para ello, los autores han diseñado un aprendizaje basado en proyectos que los estudiantes por equipos de trabajo desarrollaran durante la asignatura. Los projectos por equipos pueden hacer un papel muy importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que permiten a los estudiantes cooperar en el desarrollo de un proyecto real de Dirección de Operaciones, probando su habilidad de trabajar en equipo, usando la creatividad y otras herramientas que han sido sugeridas por los empleadores. En el presente artículo resumimos la experiencia realizada en el curso 2014/2015 en la asignatura Dirección de Producción y Operaciones en la Facultad de Administración y Dirección de Empresas de la Universitat Politècnica de València.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Variedades de contato"

1

Elvira-García, Wendy. Fusión de patrones entonativos en variedades lingüísticas en contacto: el caso de las interrogativas del español de León. Edicions i Publicacions de la Universitat de Lleida, 2020. http://dx.doi.org/10.21001/sintagma.2020.32.05.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Cañigueral Bagó, Albert, Elena Heredero, Masato Okumura, Erika Molina, and Laura Ripani. WorkerTech: Cómo la tecnología puede mejorar los empleos emergentes en América Latina y el Caribe (Resumen). Inter-American Development Bank, April 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003206.

Full text

Abstract:

WorkerTech se define como los servicios digitales que ofrecen a los trabajadores independientes beneficios para mejorar las protecciones sociales y la productividad. Hoy en día, pensar solo en términos de trabajo asalariado a tiempo completo y contrato indefinido, ignora a los millones de personas que agregan fuentes de ingresos y dan forma a sus vidas mediante una amplia variedad de relaciones laborales no convencionales, que se vienen consolidando en el siglo XXI. El paso del trabajo asalariado tradicional a nuevas modalidades implica que las personas trabajadoras deben reconstruir la estructura laboral necesaria para poder trabajar. Aquí es donde entran los servicios WorkerTech. El concepto que nació en Europa es relevante para América Latina y el Caribe, sobre todo cuando la región está sufriendo mucho el tema de desempleo por la pandemia. El concepto se aplicará también a los trabajadores del sector informal que comparten mucho desafíos de los trabajadores independientes de modalidades modernas.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

You might also be interested in the extended bibliographies on the topic 'Variedades de contato' for particular source types:

Journal articles Dissertations / Theses Books

We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography
Bibliographies: 'Variedades de contato' – Grafiati (2024)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated:

Views: 6104

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.